quarta-feira, 11 de abril de 2012

Analise das Bolsas


Através do estudo da década de 30 destacamos como pontos mais importantes o surrealismo de Elsa Schiaparelli e o Cinema, que foram usados como fonte principal de inspiração para a construção da coleção de bolsas de guardar réguas.
O surrealismo foi um movimento artístico, muito forte e irreverente, na década de 30, que presava pela crianção sem o uso da razão, trazendo formas exageradas e incoerentes. Como principal colaborador do movimento destacou-se o artista plástico Salvador Dali que juntamente com a estilista Elsa Schiaparelli fizeram criações para a moda da década.
As cores usadas para a fabricação das bolsas foram o preto, rosa shock e tecido com estampa de jornal. O preto usado como plano de fundo, tanto no corpo da bolsa como no forro, se contrasta com o rosa shock e com o tecido estampada de jornal, que trazem referência as cores usadas nas coleções e identidade da estilista Elsa Schiaparelli.
Quanto a forma as bolsas possuem volume devido ao efeito tridimensional que os detalhes em forma de boca têm e se apresentam em configuração esquemática por terem sido representados por meio de um conceito de esqueleto estrutural.
A coleção de bolsas para guardar réguas inspirada no surrealismo de Elsa Schiaparelli e Cinema, no que diz respeito as categorias conceituais fundamentais, apresentam-se harmónicas, equilibradas, claras e simples, em função da disposição das unidades serem de fácil compreensão e simetria das partes.
Apresentam-se com contraste de cor devido a sobreposição de tecidos com cores opostas (preto, branco e rosa) dando efeito de escuro e claro com cores vibrantes. As bolsas mostram-se com contraste de passividade e proporção em função a força imóvel e as medidas das partes nos elementos dispostos.
Dentro das categorias conceituais as bolsas se destacam pela exageração presente nas aplicações em formato de boca sendo assim um ruído visual que se mostram em tamanho maior como foco de atração e distorção, elemento este que faz ligação entre as bolsas. O arredondamento está presente nas aplicações como referência a aerodinâmica, fato marcante da década de 30.



Nenhum comentário:

Postar um comentário